Skip to content Skip to footer

Vitalik Buterin: a história completa do idealizador da Ethereum

Getting your Trinity Audio player ready...

Hey Kosmonautas!

Vocês sabem quem é Vitalik Buterin ou o que é Ethereum? Que tal contarmos a história do segundo nome mais lembrado quando se fala sobre criptomoedas?

Assim como o Bitcoin tem Satoshi Nakamoto, a rede Ethereum também tem um nome forte por trás de sua criação. Vitalik Buterin é o jovem que deu start na segunda blockchain e, consequentemente, na segunda criptomoeda mais famosa. 

Diferentemente de Satoshi sua existência não é duvidosa e nem super super privada, mas existem mistérios e curiosidades que vamos comentar neste post. Bora?

Quem é Vitalik Buterin?

Vitalik Buterin é um simpático, divertido e enigmático jovem que ainda muito cedo teve contato com programação. Ah, e claro, é também conhecido como o pai da moeda ether ou da rede Ethereum. 

Mas, como tudo isso começou? É o que vamos descobrir agora!

Um jovem de Kolomna, Rússia, que nasceu em 31 de janeiro de 1994 e que acaba de completar 29 anos, mas ainda pequeno já demonstrava sua genialidade.

Seus pais eram programadores e, quando Vitalik tinha seis anos, a família se mudou para Toronto, no Canadá. 

Desde muito novo, Vitalik demonstrou interesse por computação e programação, muito por influência da profissão dos pais, mas a realidade é que ele já era bom nisso. 

Para se ter uma ideia, no terceiro ano da escola, Vitalik foi colocado em um programa para alunos superdotados, e ainda assim se destacou por suas habilidades. Gênio né gente, outro nível.

Vitalik em entrevista ao Morning Jog, conta que quando mais novo gostava muito de jogos em RPG, especificamente o World of Warcraf e que foi um jogador assíduo entre 2007 e 2010. 

Mas, um dia a desenvolvedora do jogo, Blizzard, alterou uma característica em um personagem através de uma atualização, que não agradou Vitalik.

Muito chateado com a mudança, Vitalik ainda teve uma percepção maior sobre a atualização. Ele percebeu como a centralização de serviços era algo ruim para o usuário/jogador. 

Depois de um longo período jogando, Vitalik desistiu do game e começou uma nova trajetória que, num futuro próximo, seria o que conhecemos como Ethereum.

Vitalik e a virada cripto

“Se você ouvir falar sobre algo mais de duas vezes, pode ser uma boa ideia buscar mais informações” – Vitalik

Essa é uma frase bem famosa para quem já conhece um pouco sobre Vitalik. Isso porque essa foi a ideia do gênio por trás da Ethereum quando ouviu falar sobre Bitcoin.

Vitalik sobre este envolvido com tecnologia, até pela profissão de seus pais. Mas em entrevista ele conta que foi por influência do pai, que o assunto se tornou mais próximo dele:

“A primeira vez que eu ouvi sobre bitcoin foi pelo meu pai, em 2011. Ele me contou sobre essa moeda totalmente descentralizada que não é apoiada por um governo ou controlada por alguém”.

Em 2012, quando tinha apenas 18 anos, Vitalik começou a se interessar pelo Bitcoin e começou a ler sobre a tecnologia blockchain. Ele logo percebeu que a blockchain poderia ser usada para muito mais do que apenas transações financeiras. 

Começou a pensar em uma plataforma de computação distribuída que poderia executar contratos inteligentes, e essa ideia acabou evoluindo para o que hoje é a Ethereum.

Em novembro de 2013, Vitalik escreveu a primeira versão do Whitepaper da Ethereum. No mesmo ano, Vitalik recebeu um convite para ser redator chefe da revista Bitcoin Magazine, onde escrevia regularmente sobre criptomoedas e blockchain, pouco depois depois tornou-se co-fundador.

Em 2014, ele deixou a revista para se concentrar totalmente no desenvolvimento da Ethereum junto a Charles Hoskinson (Co-fundador da Ethereum e atualmente fundador da Cardano).

Ele lançou uma campanha de crowdfunding para arrecadar fundos para o desenvolvimento da Ethereum, que acabou arrecadando mais de US $18 milhões em Ether, a criptomoeda nativa da plataforma.

A Ethereum foi lançada em julho de 2015, e rapidamente se tornou uma das criptomoedas mais populares e valiosas do mercado. 

Desde então, a plataforma tem sido usada para uma ampla gama de aplicativos descentralizados, e sua tecnologia tem sido usada como base para muitas outras criptomoedas e tokens.

“O algoz da Ethereum. é a própria Ethereum”

Vitalik, aos 27 anos, se tornou o mais jovem bilionário segundo a Forbes, com um patrimônio de 1,09 bilhão de dólares em ether. Hoje, continua sendo uma figura importante no mundo das criptomoedas e blockchain, e é frequentemente citado como um dos líderes mais influentes do setor. Ele é um defensor fervoroso da descentralização e da privacidade, e está constantemente trabalhando para melhorar e expandir a tecnologia da Ethereum.

Quer desvendar mais detalhes da vida de Vitalik Buterin? Confira o vídeo abaixo.

Inteligente, famoso e premiado: Conheçam os Prêmios que Vitalik já recebeu

Thiel Fellowship: Em 2014, Vitalik foi selecionado como um dos 20 bolsistas do Thiel Fellowship, um programa de dois anos que oferece financiamento e orientação para jovens empreendedores.

Prêmio Mundial de Tecnologia na Categoria Software de TI: Em 2014, Vitalik recebeu o World Technology Award na categoria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Forbes 30: Em 2021 Vitalik entrava também para o hall da fama da Forbes 30 under 30.

Fortune 40 under 40: Em 2016, Vitalik foi incluído na lista “Fortune 40 under 40” da revista Fortune, que reconhece os líderes mais influentes com menos de 40 anos em várias indústrias. 

Prêmio de Inovação da Bloomberg: Em 2017, Vitalik foi incluído na lista “Bloomberg 50”, que reconhece as pessoas mais influentes do mundo em finanças, negócios, tecnologia, política, ciência e entretenimento. 

Prêmio de Liderança do Fórum Econômico Mundial: Em 2018, Vitalik foi selecionado como um dos jovens líderes globais do Fórum Econômico Mundial, que reconhece indivíduos com menos de 40 anos que demonstraram liderança na tomada de decisões e na resolução de desafios globais.

Doutor Honoris Causa” da Universidade Basel (Suiça)

Tudo isso fora as tantas capas de revistas e jornais e aparições em grandes eventos, incluindo aqui no Brasil, quando veio para o Ethereum Rio 22.

Mas a verdade é que para além da inteligência, Vitalik é uma figura que nunca passa despercebido. Na foto temos ele até vestido de urso – ou bear market, mas a verdade é que seus looks são sempre chamativos.

Vitalk já apareceu vestido de dinossauro, pijamas da Shiba Inu, mexicano estereotipado e todo roxo, com bolsa de pelúcia de gato. E por essas coisas, sua idade e personalidade, acabou se tornando o ícone de uma geração que vai além do interesse na Ethereum ou na criptomoeda ether.

O que é Ethereum?

Falamos do criador, agora vamos para a criatura… ops, a criação.

Rai Auadi comenta, no ep. 002 do Mooncast sobre a rede:

“A Ethereum apareceu em 2015, e com ela veio a criação dos contratos inteligentes, possibilitando a criação de outras coisas dentro da blockchain, trazendo algumas soluções com ela.”

Ethereum é uma plataforma descentralizada de computação distribuída baseada em blockchain que permite a criação de aplicativos descentralizados (dApps). 

Em 2015 foi lançado por Vitalik Buterin e até hoje é considerado um dos projetos mais importantes e influentes do mundo da criptomoeda. Tendo até uma legião de fãs e defensores do projeto.

A principal diferença entre Ethereum e outras criptomoedas, como Bitcoin, é que a plataforma Ethereum é projetada para executar os smart contracts (contratos inteligentes).

Mas pera, você sabe o que são esses Smart Contracts? 

Bom, eles são programas de computador executados automaticamente quando determinadas condições são atendidas. 

Isso torna a Ethereum uma incrivelmente versátil e capaz de suportar uma infinidade de aplicativos descentralizados. E é daí também que vem sua fama de segunda melhor plataforma. 

Assim como o Bitcoin, a Ethereum também tem uma criptomoeda nativa, o Ether (ETH), que é usado para pagar pelos serviços na rede Ethereum, como a execução de contratos inteligentes e o armazenamento de dados. 

O Ether também é negociado em várias exchanges e é uma das criptomoedas mais valiosas do mercado, depois do BTC.

Assim como quando surgiu o Bitcoin, uma das grandes questões da Ethereum é a descentralização. Mas você lembra o que isso quer dizer?

Se não lembra, confira nosso texto: “Satoshi Nakamoto: a história completa do criador do Bitcoin” e entenda o que essa palavra significa.

A rede Ethereum é altamente descentralizada, o que significa que ninguém – nenhum indivíduo ou organização controla a rede. 

“Eu acreditava profundamente na descentralização como uma espécie de visão holística, querendo que a Ethereum Foundation fosse mais descentralizada possível.” Vitalik

Em vez disso, as decisões são tomadas com um processo de governança descentralizada a partir dos detentores do seu token, que votam nas propostas para melhoria da rede.

Os aplicativos descentralizados na plataforma Ethereum podem ser usados em diversos setores: finanças, jogos, arte, imóveis e muito mais. 

Também pode ser utilizada como base para outras criptomoedas e tokens, que são criados usando a tecnologia ERC-20. 

Esses tokens são usados para financiar projetos de criptomoedas, permitir o acesso a serviços específicos ou simplesmente representar ativos digitais.

Em resumo: a Ethereum é uma blockchain que permite a criação de aplicativos descentralizados e a execução de contratos inteligentes. 

É altamente descentralizada e sua criptomoeda nativa, Ether, é usada para pagar pelos serviços na rede Ethereum e é negociada em várias exchanges. 

Com sua versatilidade e adaptabilidade, a Ethereum continuará a desempenhar um papel fundamental no futuro da tecnologia blockchain e criptomoeda. Ou seja, ainda vamos ouvir falar muuuuuito da Ethereum e do Vitalik.

Vantagens

Além de uma legião de fãs, a rede Ethereum tem, de fato, várias vantagens que fazem com que ela seja uma plataforma popular – mesmo que não muito barata – para a construção de aplicativos descentralizados e smart contracts.

Então, vamos colocar na balança 5 vantagens e 5 desvantagens em usar a Ethereum em seu projeto:

  • Flexibilidade: Ethereum é uma plataforma de código aberto que permite aos desenvolvedores criar uma ampla variedade de aplicativos descentralizados e contratos inteligentes.
  • Smart Contracts: os “Contratos inteligentes” são programas de computador executados na rede Ethereum. Os desenvolvedores podem usar contratos inteligentes para automatizar processos e transações, reduzindo a necessidade de intermediários.
  • Tokens personalizados: Ethereum permite que os desenvolvedores criem tokens personalizados para seus aplicativos descentralizados. Os tokens podem ser usados como unidades de valor para comprar e vender bens e serviços em um aplicativo.
  • Escalabilidade: a Ethereum está trabalhando em soluções de escalabilidade como a Ethereum 2.0, que permitirá à plataforma processar mais transações por segundo.
  • Segurança: Ethereum usa criptografia avançada e técnicas de segurança para proteger a rede e os contratos inteligentes de possíveis ataques. Além disso, os contratos inteligentes no Ethereum são transparentes e auditáveis, tornando mais difícil para os golpistas operarem na plataforma.

*Plus – Comunidade ativa: Ethereum possui uma grande comunidade de desenvolvedores e usuários que trabalham juntos para melhorar a plataforma. Essa comunidade está comprometida com a inovação e a criação de aplicativos descentralizados que podem mudar o mundo.

Desvantagens 

Embora o Ethereum seja uma das criptomoedas mais populares e amplamente utilizadas, existem algumas desvantagens a serem consideradas:

  • Escalabilidade: o Ethereum atualmente tem problemas de escalabilidade. Com a crescente demanda por transações online, pode haver um aumento nas taxas de transação e na lentidão das transações. O Ethereum 2.0, uma atualização planejada para o Ethereum, procura resolver esses problemas com a adoção de um novo algoritmo de consenso e implementação de sharding.
  • Complexidade: o Ethereum é considerado mais complexo do que algumas outras criptomoedas, ou pode ser uma barreira para novos usuários. A criação de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados exige conhecimento técnico e pode ser difícil para iniciantes.
  • Risco de segurança: como qualquer plataforma digital, o Ethereum está sujeito a vulnerabilidades de segurança. A violação de segurança do contrato inteligente DAO em 2016 é um exemplo de como os contratos inteligentes podem ser vulneráveis a ataques.
  • Variação de preço: como todas as criptomoedas, o preço do Ethereum é altamente volátil e pode mudar rapidamente. Isso pode ser um desafio para os investidores que buscam estabilidade e previsibilidade em seus investimentos.
  • Consumo de energia: o Ethereum é uma criptomoeda baseada em proof-of-work, o que significa que a mineração de novas moedas requer uma quantidade significativa de energia elétrica. Pode ter impactos ambientais negativos e também pode levar a altos custos de energia para os mineradores.

The Merge

Ainda em 2022 a rede Ethereum passou por grandes mudanças e muitas foram as especulações sobre o que isso mudaria na blockchain, na criptomoeda, ou nos projetos que já utilizam a plataforma. 

Mas acho que isso é assunto para um outro post, o que acham? Comentem aqui o que acharam desse conteúdo e se curtiram desbravar o universo Ethereum e conhecer o criador, Vitalik Butterin.
Não deixe de acompanhar os posts aqui no blog e descobrir muito mais sobre o mundo cripto. Aliás, não perca nosso post sobre “Blockchain e Cripto: Tudo o que você precisa saber”.

Até a próxima! 🫰

Bjs da sua metaKatty! 🐈‍⬛

Sobre a metaKosmos

Ajudamos Marcas a se manterem relevantes nessa nova era da internet através da construção de experiências imersivas em ambientes 3D e realidades estendidas (XR) com narrativas engajantes para encantar e superar as expectativas dos seus clientes finais

3D | XR | VR | AR | AI | avatar | metaverso | phygital | NFT | web3

somos uma agência 2.5: ajudamos Marcas a transitarem da web2 para a web3 com mais estratégia e ROI

desenvolvemos soluções tailor-made para sua marca:

CONSULTORIA ESTRATÉGICA
EDUCAÇÃO SOBRE WEB3
DESIGN DE EXPERIÊNCIA 3D
DESIGN DE ESPAÇOS 3D
DESIGN DE AVATARES E MODA 3D
REALIDADE EXTENDIDA (XR): VIRTUAL (VR),  AUMENTADA (AR) E MIXTA (MR)
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO COM AI
DESIGN DE ESTRATÉGIA COM NFT

Se quiser marcar uma sessão de consultoria gratuita de 30min no Zoom com nossa equipe para te ajudarmos com sua estratégia e próximos passos na Web3, só CLICAR AQUI e preencher um breve formulário que entraremos em contato.  

Leave a comment

0.0/5