Skip to content Skip to footer

Satoshi Nakamoto: a história completa do criador do Bitcoin

Getting your Trinity Audio player ready...

Hello Kosmonautas! Tava aqui pensando que toda hora falo aqui sobre bitcoin btc, criptomoeda e até sobre Satoshi Nakamoto: o criador do Bitcoin, que eu carinhosamente apelidei de Satoshinho ou SN. Mas, ainda não parei pra contar essa história para vocês. 

Bora falar, a primeira vez, sobre a primeira criptomoeda do mundo e todas as curiosidades e mistérios por trás dessa história?

O que é uma criptomoeda?

Então, primeiro de tudo, vamos entender o que é, como funciona e para que serve uma criptomoeda.

Não poderíamos perder a chance, então também estamos usando a tendência do momento! Segundo o ChatGPT:

“As criptomoedas são moedas digitais que utilizam criptografia para garantir a segurança das transações financeiras e controlar a criação de novas unidades. Elas operam fora do controle de bancos centrais e governos, permitindo transações rápidas e seguras a nível global. A mais conhecida é o Bitcoin, mas existem muitas outras como Ethereum, Ripple e Litecoin. Se você quer explorar o potencial financeiro da era digital, as criptomoedas são uma ótima opção a considerar.”

O Bitcoin é a moeda precursora de toda uma cultura cripto que começamos a viver a partir de sua criação, em 2009. E desde sua criação tem sido um dos assuntos mais controversos na esfera financeira.

O debate é amplo e envolve, tanto especialistas e investidores – cripto e tradicionais, quanto profissionais de diversas outras áreas como tecnologia, comunicação, marketing…

Quem busca mais estabilidade e previsibilidade, existem as Stablecoins que são baseadas em moedas já consolidadas“, Comentou Ian Borges, CEO da metaKosmos no nosso amado MoonCast.

Aliás, tá acompanhando o MoonCast? Se não tá, segue agora nosso Insta. Não deixe de passar no nosso blog e conferir os novos conteúdos. Aproveite para ler sobre “Os Passos das 5 Gigantes da Tecnologia (MAAMA) na Web3“.

Rai Auad – nossa rainha cripto – detalha melhor o que são Stablecoins:

“São moedas paraeadas com alguma coisa. Nós temos stablecoin dólar, stablecoin real, existem até stablecoins pareadas com ouro ou prata”.

Além de ser a primeira, o Bitcoin também é a criptomoeda mais famosa. Segundo a Rai: “ainda existe certa resistência de algumas pessoas com as Stablecoins por elas estarem ligadas ao sistema fiduciário.”

Ou seja, ainda tem alguma ligação com o mundo centralizado, dos ativos tradicionais como o dólar.

A história do Bitcoin

O Bitcoin é uma moeda digital que utiliza a tecnologia blockchain para permitir transações financeiras seguras e rápidas. Ao contrário das moedas tradicionais, o Bitcoin não é controlado por bancos centrais ou governos – ele é descentralizado

Ou seja, é mantido por uma rede global de computadores que validam as transações e garantem a integridade do sistema e não por uma pessoa ou instituição. 

Além disso, as transações com Bitcoin são anônimas, o que significa que as informações pessoais dos usuários são protegidas.

Isso é uma grande vantagem em comparação com as moedas tradicionais, que podem sofrer a censura e interrupções por parte de governos ou instituições financeiras.

Uma das questões que preocupa os novatos no mercado cripto é sua volatilidade. Acontece que, desde sua criação, o valor do Bitcoin tem flutuado bastante, o que o torna um investimento de alto risco para muitas pessoas. 

No entanto, muitos acreditam que o Bitcoin é a moeda do futuro e que seu valor continuará a aumentar com o tempo.

Além disso, a tecnologia blockchain, que deu origem ao Bitcoin, tem sido amplamente adotada em muitos outros setores, incluindo financeiro, imobiliário, de saúde, cultural, artístico, esportivo… e por aí vai. 

Em resumo

O Bitcoin é uma moeda digital revolucionária que está mudando a forma como as pessoas pensam sobre suas finanças e, mais especificamente, sobre o dinheiro e a forma como fazemos transações financeiras. 

Embora possa ser um investimento arriscado, é uma ótima opção a considerar para quem busca explorar o potencial financeiro da era digital – do chamado futuro que já está acontecendo.

Rai Auad comentou muito sobre o assunto no podcast MoonCast, então confira uma das suas falas nossa rainha do metaverso sobre o assunto:

“Criptomoedas serão a evolução dos meios de pagamento”. 

Mas, fica tranquilo que vamos falar sobre a adoção e aceitação das criptomoedas mais para frente. Por enquanto, precisamos entender de onde veio essa história de Bitcoin e quem começou esse assunto.

O misterioso Satoshi Nakamoto

A história toda por trás do criador (ou criadores) do Bitcoin ainda é um grande mistério… Mas pode deixar que vou te explicar tudinho!

Entretanto, se você chegou até aqui só para saber quem é Satoshi Nakamoto… sinto informar que não sei! Mas o que posso dizer é quem ele não é (por exemplo, ele não é o Elon Musk). 😆

Ele não é aquele simpático senhor que aparece em diveeeersas imagens quando pesquisamos esse icônico nome. Apesar de ele ter se tornado “a cara” do SN, infelizmente aquele senhor não tem nada a ver com o Bitcoin…

A história do criador do Bitcoin: Satoshi Nakamoto

Satoshi Nakamoto na realidade é um pseudônimo criado para identificar a pessoa, grupo, ou seja lá quem for que tenha criado o Bitcoin. Esse é o nome que assina o whitepaper do bitcoin.

31 de outubro foi a data que Sakamoto publicou o paper sobre o sistema eletrônico P2P (Peer to Peer – ou ponto a ponto), chamado Software Bitcoin.

Aliás, se você é curioso ou curiosa como eu, existe a possibilidade de ler este documento em português. As Cointimes publicaram um artigo traduzido para facilitar nossa vida. Confira aqui!

No entanto, na realidade sua identidade nunca foi revelada. Em 2014, quando o Bitcoin começou a ganhar um lugar ao sol muitos especularam sobre a identidade de Nakamoto. 

Em meio a tudo isso, a revista norte-americana Newsweek afirmou ter encontrado o verdadeiro Satoshi Nakamoto. Confira o que a publicação falou sobre Dorian Prentice Satoshi Nakamoto:

“O aparente criador do bitcoin nasceu em julho de 1949, filho de um monge budista, e é descrito na matéria como um homem reservado, disciplinado e bom em matemática e ciências. Segundo o texto, Nakamoto teria se mudado para a Califórnia em 1959, junto com sua mãe, seu padrasto e seus dois irmãos. Formou-se aos 23 anos na Universidade Politécnica do Estado da Califórnia, e depois disso trocou de nome e já começou a trabalhar como engenheiro em diversas empresas, como a RCA e a Quotron Systems Inc.”

Fonte: Exame

Ainda na época, lá em 2014 ninguém ficou muito convencido de que Prentice fosse realmente Satoshi e a Newsweek ainda foi bem criticada por expor tanto alguém que não queria ser encontrado – até fotos da casa de Prentice foram divulgadas…

E você, o que achou do exposed?

Fato é que o fake não gostou nada dessa exposição toda e contratou um advogado para se defender e processar a publicação por exporem ele, sua família, casa… Complicado né gente?!

Depois desse episódio, houveram inúmeras tentativas em desvendar a identidade do Satoshinho. E em 2021 quase conseguiram! 

Tretas sobre quem é Satoshi Nakamoto

Possíveis pessoas por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto.

Craig Wright

Na Flórida (EUA), a família de David Kleiman que havia falecido em 2013, processou o programador Craig Wright e adivinha o motivo???

É meus Kosmonautas: pediram metade da fortuna da carteira do “criador do bitcoin”.

Pegaram a referência?

A família do antigo parceiro de trabalho de Wright afirmava que a dupla estava por trás da criação da criptomoeda mais famosa do mundo. Acredita? 

Muito disso aconteceu por conta das declarações de Wright , que desde 2016 batia no peito e dizia ser a pessoa por trás do codinome.

Coisa que a comunidade não acredita muito, pois, se ele é mesmo nosso querido Satoshinho, deveria ter acesso as primeiras movimentações da criptomoeda, certo?

Wright, que afirma ser o único criador do bitcoin, ainda fala que perdeu as chaves em 2020, depois de um ataque hacker… E vocês, acreditam nessa história toda?

Nick Szabo

Outra pessoa cotada é o criptógrafo e jurista Nick Szabo.

Vamos aos fatos: em 1998, ele fez um paper com o nome de BitGold (ou bit gold), porém, o projeto acabou não indo para frente. Sakamoto, em mensagens posteriores, diz que o bitcoin é uma implementação do BitGold. 

Outro ponto a se considerar são as iniciais de Nick Szabo. Pegou a referência? Ao contrário, são as iniciais de SN. 

Wei Dai

Wei Dai é reconhecido como o desenvolvedor dos esquemas de algoritmos criptográficos aplicados na linguagem de programação C++, sendo o responsável pela manutenção do Crypto++ até os dias atuais.

O talentoso criptógrafo abordou um sistema monetário com similaridades ao Bitcoin, e o b-money de Dai foi creditado por Satoshi Nakamoto no white paper deste.

Uma das razões pelas quais muitos acreditam que Dai pode ter sido Nakamoto reside no fato de que ele possui a inteligência necessária para tal feito.

Dai também é o responsável pela criação de uma biblioteca C++ para funções criptográficas denominada Crypto++, mantendo-se como membro ativo na comunidade acadêmica e cypherpunk.

O defensor ferrenho da privacidade foi descrito pelo New York Times como um “engenheiro de computação extremamente reservado”.

As ideias de Dai a respeito da estrutura de um dinheiro eletrônico anônimo já circulavam na lista de e-mails dos cypherpunks muito antes do surgimento do Bitcoin.

O criptógrafo desenvolveu um sistema de dinheiro eletrônico chamado “b-money”, motivo pelo qual seu nome aparece no white paper do Bitcoin.

Ademais, consta que Dai e Nakamoto trocaram alguns e-mails em 2008, conforme registros disponíveis no gwern.net.

Hal Finney

Outro nome é do criptógrafo americano Hal Finney, que também entra na lista porque foi a primeira pessoa a receber 10 bitcoins do próprio Nakamoto meses depois, quando o sistema do bitcoin começou a rodar em janeiro de 2009.

Coincidência, não? Sendo assim, somente Hal teria acesso a esses bitcoins que estão atrelados a sua chave privada. 

Infelizmente, ele veio a falecer em 2014, vítima de esclerose lateral amiotrófica (ELA), mas Finney nunca moveu ou assinou qualquer outra transação referente a esses bitcoins.

Fato é que Satoshi Nakamoto é a representação da descentralização. Uma pessoa ou instituição que não tem interesse em ser reconhecido publicamente por algo que mudou tanto a nossa visão sobre finanças, tecnologia e internet.

Em seu podcast, Ulrich conta a história de Nick Szabo – outro possível Satoshi Nakamoto.

Pirações em torno de Satoshi Nakamoto

E você acha que as pirações com relação ao founder do Bitcoin pararam? Mas é claro que não!

Em agosto de 2022, um indivíduo de pseudônimo “Jkronberger” fez uma postagem que poderia ser a identidade de Sakamoto. Mas você deve estar se perguntando agora: e como foi possível chegar a essa imagem?

Jkronberger” utilizou DALL-E 2, uma inteligência artificial que gera imagens a partir de descrições, e criou uma arte que remete a identidade de Satoshi Nakamoto. 

Satoshi Nakamoto montando touro de Wall Street. Fonte: Reddit/Reprodução.

Para chegar a imagem ele utilizou a seguinte descrição:

“Foto realista de uma estátua de bronze de Satoshi Nakamoto em um moletom com capuz montando o Touro de Wall Street, fotografia premiada.”

A arte de Satoshis é também se parece com a estátua presente na Hungria, revelando poucas pistas sobre a sua identidade, mas feita em homenagem ao criador do bitcoin.

Ou seja, muitas especulações, muitas curiosidades e muitas tentativas em identificar o Satoshinho, mas de fato? Nenhuma grande revelação…

Bitcoin Pizza Day – ou a primeira transação do bitcoin

Foto acervo pessoal de Laszlo Hanyecz que registra as pizzas compradas

Uma das histórias mais legais sobre o bitcoin é como rolou a primeira transação da cripto como dinheiro. Um momento histórico para nós, criptolovers, mas também para o mundo: o Bitcoin Pizza Day.

Vamos entender: o Bitcoin Pizza Day é celebrado anualmente em 22 de maio para marcar a primeira transação comercial registrada com a utilização do Bitcoin. E só pelo nome você já deve saber qual foi essa transação né?

Em 22 de maio de 2010, um programador americano de nome Laszlo Hanyecz comprou duas pizzas por singelos 10.000 Bitcoins, que na época equivalia a menos de US $40. Essas pizzas já podem ser consideradas as mais caras da história né?! 

Atualmente, os 10.000 Bitcoins valem mais de US$ 500 milhões, o que destaca o enorme potencial de valorização da criptomoeda.

O evento é considerado um marco importante na história do Bitcoin, por representar um exemplo concreto do uso da criptomoeda como forma de pagamento. 

Embora o Bitcoin Pizza Day seja uma celebração divertida da comunidade de criptomoedas, ele também serve como uma lembrança do quanto o valor e a utilidade do Bitcoin mudaram desde sua criação.

Aposto que você nunca mais vai reclamar do preço da pizza na sua região (kkkkk).

Adoção e aceitação do Bitcoin

No começo muita gente via a criptomoeda, em especial o bitcoin, como um dinheiro para você guardar, mas isso tem mudado com a popularização das criptos em jogos e até mesmo com a expansão dos NFTs.

A Rai comentou no MoonCast sobre isso:

“Hoje em dia, temos cada vez mais países aceitando o bitcoin como forma de pagamento. El Salvador em 2021, declarou o bitcoin como sua moeda oficial do país ao lado do dólar.”

A República Centro-Africana foi o primeiro país do continente africano a legalizar o uso de criptomoedas no mercado financeiro local em 2022.

Segundo relatório da Blockware Solutions, a adoção global do BTC deve chegar a 10% até 2030. 

E quais seriam as vantagens para adoção do Bitcoin? Rai Auad cita a internacionalização:

Por exemplo, caso precise comprar moeda do país em que estará viajando, o processo ainda é muito burocrático e demorado, enquanto quando utilizamos criptomoedas, não existem intermediários, e o processo se torna mais rápido.

Ian Borges completa: “Criptomoedas e a blockchain vieram com o intuito de facilitar a transferência de valor no mundo.”

That’s it! Tudo isso vai demonstrar não só a aplicação e usabilidade da criptomoeda, mas também a força que esse mercado vem tomando com o decorrer dos anos.

E vocês, já tem criptomoedas na sua carteira? 🤔

Bjs da sua metaKatty! 🐈‍⬛

Sobre a metaKosmos

Ajudamos Marcas a se manterem relevantes nessa nova era da internet através da construção de experiências imersivas em ambientes 3D e realidades estendidas (XR) com narrativas engajantes para encantar e superar as expectativas dos seus clientes finais

3D | XR | VR | AR | AI | avatar | metaverso | phygital | NFT | web3

somos uma agência 2.5: ajudamos Marcas a transitarem da web2 para a web3 com mais estratégia e ROI

desenvolvemos soluções tailor-made para sua marca:

CONSULTORIA ESTRATÉGICA
EDUCAÇÃO SOBRE WEB3
DESIGN DE EXPERIÊNCIA 3D
DESIGN DE ESPAÇOS 3D
DESIGN DE AVATARES E MODA 3D
REALIDADE EXTENDIDA (XR): VIRTUAL (VR),  AUMENTADA (AR) E MIXTA (MR)
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO COM AI
DESIGN DE ESTRATÉGIA COM NFT

Se quiser marcar uma sessão de consultoria gratuita de 30min no Zoom com nossa equipe para te ajudarmos com sua estratégia e próximos passos na Web3, só CLICAR AQUI e preencher um breve formulário que entraremos em contato


Leave a comment

0.0/5