Getting your Trinity Audio player ready...
|
Fala Kosmonautas! Hoje, vamos falar sobre como se tornar um Centauro Digital e a Evolução da Inteligência Artificial (IA)
Além de te provocar com algumas ideias sobre seu potencial, possibilidades e riscos, que já são mais do que uma realidade em nossas vidas e negócios.
Essa é a história que temos contado a nós mesmos sobre IA há décadas: homem versus máquina, criadores versus sua criação, um saco de carne enrugada versus um bloco liso de silício.
Nesta postagem vamos virar essa ideia de ponta cabeça e te ajudar para que aprenda como se tornar um Centauro: meio humano e meio IA!
Sejam nossas preocupações com a IA imediatas (perda de empregos, carros autônomos fatais, drones assassinos) ou mais distantes (tomando conta ou mesmo destruindo o mundo), todas essas inseguranças partilham da mesma raiz: o medo de que a IA não compartilhe nossos objetivos e valores humanos.
E o que é pior, ainda acreditamos que nossa relação com a Inteligência Artificial é como um jogo de xadrez: onde a vitória de um jogador é a perda de outro.
Uma breve história sobre um Centauro Digital
Em 1997, Garry Kasparov, o campeão mundial de xadrez reinante, foi derrotado por um adversário da IA. Este evento desencadeou um pensamento na mente de Kasparov: e se ele e uma IA trabalhassem juntos como uma equipe? Em 1998, essa ideia se tornou realidade com a primeira partida mundial de “Xadrez Centauro”.
O mais surpreende não foi um Centauro Digital (Humano + AI) ter vencido um humano sozinho. Mas sim um Centauro Digital (Humano + AI) também ter vencido o computador sozinho.
Quando se trata de inteligência, os IAs e os humanos têm 2 super-poderes diferentes. Mas juntos num Centauro Digital Humano + IA? Imbatível!
Este duo pode ser mais esperto do que os seres humanos, que se destacam em estratégias a longo prazo, mas ficam para trás diante de infinitas possibilidades, e também computadores com o seu rápido poder de processamento.
É por isso que, em vez de ver a IA como uma ameaça, devemos integrá-la como uma oportunidade de colaboração e co-criação, para que possamos expandir a nossa capacidade de solucionar problemas complexos e evoluir para um novo nível de potencial humano: do Homo Sapiens para o Homo Avataris.
IA Generativa, a metade forte do centauro digital de hoje
Além de cientistas e artistas, profissionais de marketing também estão começando a usufruir das vantagens desse formato de trabalho e se tornando um centauro digital.
Com os avanços na contínua intersecção entre humanos e plataformas digitais, agora é possível automatizar processos narrativos que antes eram manuais, fornecendo uma enorme variedade de soluções úteis para as equipes criativas dos negócios modernos. Vamos explorar algumas destas soluções aqui.
Inteligência Artificial Generativa é uma forma de IA que usa algoritmos e machine learning para criar novos conteúdos a partir de dados existentes.
O objetivo dessas ferramentas é também otimizar o tempo dos criadores de conteúdo, criando a oportunidade de postar mais conteúdo em menos tempo.
Há inúmeras ferramentas de IA Generativa disponíveis, cada uma com a sua especificidade e objetivo, incluindo:
Texto-para-Texto (TTT):
Usam textos existentes e geram novos textos com base no original. Pode ser usado para sumarizar, escrever poesia, artigos, pequenas narrativas e muito mais. Beneficia redatores, revisores, empreendedores, escritores de ficção e não-ficção, etc.
O exemplo mais reconhecido dos últimos anos desse nicho é o GPT 3.5 (chatGPT), que pode ser empregado em chatbots capazes de gerar interações mais objetivas com humanos, através de uma interface semelhante a um mecanismo de busca. Mas a ferramenta também pode ser útil para gerar textos para redes sociais ou blogs, por exemplo.
Independentemente da finalidade, a ideia é que o GPT 3.5 possa gerar textos de boa qualidade rapidamente usando apenas algumas instruções de entrada. Posteriormente, o resultado pode ser revisado por um humano para ajustes de escrita ou eliminação de inconsistências.
Para chegar a esse nível, o GPT 3.5 foi treinado com uma gigantesca quantidade de textos disponíveis na web, incluindo artigos da Wikipedia, posts em redes sociais e conteúdo de veículos de notícias.
A ferramenta consegue, com relativa facilidade, construir textos com cerca de 500 palavras, suficientes para vários serviços web.
Dito isso, os resultados não são perfeitos, razão pela qual a figura do humano (ainda) é importante, tornando-se um exemplo clássico de centauro digital. Além do GPT 3.5 outros exemplos de ferramentas que funcionam da mesma forma são: Simplified, Jasper, Grammarly, etc.
Texto-para-Fala (TTS)
Essas ferramentas usam o texto existente e o converte em palavras faladas. Entre seus usos está a geração de narrações e ferramentas de acessibilidade. O TTS (text-to-speech/texto-para-fala) funciona com quase todos os dispositivos digitais pessoais, incluindo computadores, smartphones e tablets. Todos os tipos de arquivos de texto podem ser lidos em voz alta, incluindo documentos do Word e do Pages.
A voz no TTS é gerada por computador e a velocidade de leitura geralmente pode ser acelerada ou diminuída. A qualidade da voz varia, mas algumas vozes soam humanas. Existem até vozes geradas por computador que soam como crianças falando.
Além disso, algumas ferramentas TTS também possuem uma tecnologia chamada reconhecimento óptico de caracteres (OCR). O OCR permite que as ferramentas TTS leiam o texto em voz alta das imagens. Por exemplo, seu filho pode tirar uma foto de uma placa de rua e transformar as palavras na placa em áudio.
Alguns exemplos de ferramentas TTS: Speechgen, Uberduck, Murf.
Fala-para-Texto (STT)
As ferramentas S2T são extremamente úteis para quem precisa realizar transcrições de áudio e vídeo para texto. Elas oferecem vantagens como economia de tempo, esforço e ajudam a melhorar a ortografia e gramática enquanto se escreve.
Por exemplo, alguns estudos mostram que cerca de 70% dos profissionais já utilizam esse recurso tecnológico avançado, economizando pelo menos 50% do tempo gasto na digitação manual.
em outras palavras, o software de conversão de fala em texto funciona ouvindo áudio e fornecendo uma transcrição literal e editável usando algoritmos linguísticos para classificar sinais sonoros de palavras faladas e transformá-las em imagens Unicode.
Ele também pode ser usado para traduzir palavras faladas em outro idioma, facilitando a comunicação entre pessoas que não falam o mesmo idioma.
As ferramentas de geração de S2T estão se tornando cada vez mais populares e poderosas. Três das ferramentas mais populares são o Resemble AI, o Synthesys e o Google Voice Recognition.
Texto-para-Código (TTC)
As ferramentas TTC levam o texto existente e o convertem em código de computador. TTCs são extremamente importantes, pois ajudam os programadores a economizarem tempo e esforços.
Por exemplo, o OpenAI Codex converte linguagem natural em código informático de maneira precisa e confiável. Com o Github Copilot, por exemplo, ele pode aumentar a produtividade dos programadores em até 216%.
De fato, segundo uma pesquisa com 150 desenvolvedores, 70% relataram que as ferramentas TTC possibilitaram acelerar seus processos de codificação em até 40%.
Além disso, o Codex tem sido descrito como um grande avanço na tecnologia da IA, sendo um descendente do modelo GPT-3 da OpenAI ajustado para usos distintos.
Imagem-para-Texto (ITT)
Ferramentas ITT levam uma imagem e geram descrições sobre os conteúdos ou contextos da imagem. Algumas ferramentas TTS (text-to-speech) também possuem uma tecnologia chamada reconhecimento óptico de caracteres (OCR). O OCR permite que as ferramentas TTS leiam o texto em voz alta das imagens.
Ou seja, o conceito de OCR é direto. No entanto, sua implementação pode ser bastante desafiadora devido a diversos fatores, como a variedade de fontes ou os métodos utilizados para a formação das letras.
Por exemplo, uma implementação de OCR pode ficar exponencialmente mais complexa quando amostras de caligrafia não digital são usadas como entrada em vez de escrita digitada.
Todo o processo de OCR envolve uma série de etapas que contêm principalmente três objetivos:
- pré-processamento da imagem
- reconhecimento de caracteres
- pós-processamento da saída específica.
Ainda, as tarefas posteriores do OCR incluem processamento de linguagem natural (NLP) não apenas para ler, mas também para analisar e compreender o significado do texto e da fala. Dois exemplos de OCR são o Adobe Acrobat Pro e GOCR.
Cérebro-para-texto (BTT)
Uma ferramenta de AI que usa sinais cerebrais para gerar saída em linguagem natural, como discurso ou frases escritas. As interfaces cérebro-computador (BCIs) podem restaurar a comunicação para pessoas que perderam a capacidade de se mover ou falar.
Até agora, um dos principais focos da pesquisa do BCI tem sido restaurar as habilidades motoras grossas, como alcançar e agarrar, ou digitar, apontar e clicar com um cursor de computador.
Mesmo o Facebook (como era então conhecido, antes de se tornar a Meta) ganhou as manchetes quando começou a financiar a tecnologia de interface cérebro-computador (BCI), procurando uma maneira de permitir que os usuários criassem texto apenas pensando nele.
Até a atual Meta estava interessada em criar uma nova forma de interagir com a tecnologia – um sistema onde um usuário poderia simplesmente se imaginar falando, e um dispositivo transformaria esses impulsos elétricos em texto.
Apesar da premissa fascinante de uma empresa de mídia social desenvolvendo potencialmente o primeiro consumidor BCI para uso de linguagem, a empresa decidiu se afastar do projeto no ano passado, abrindo o código de sua pesquisa de linguagem existente e concentrando-se em BCIs que capturavam movimentos relacionados a sinais nervosos, em vez de linguagem.
Mas enquanto a Meta recuou, vários laboratórios estão avançando, fazendo na transformação da linguagem em texto ou palavra falada. Esses projetos estão coletando dados diretamente da fonte, usando eletrodos em contato direto com a superfície do cérebro.
Isso porque, ao contrário dos sistemas que dependem de dispositivos vestíveis, os BCIs que usam eletrodos implantados fornecem uma melhor relação sinal-ruído e permitem registros muito mais detalhados e específicos da atividade cerebral.
Áudio para Áudio
AIs geradoras de áudio para áudio são aplicações utilizadas da inteligência artificial que convertem um tipo de arquivo de áudio em outro. Estes algoritmos dirigidos por IA podem gerar sons únicos com base na entrada de áudio, permitindo uma produção criativa e eficiente de música e efeitos sonoros. Por exemplo, um sintetizador musical habilitado para IA ou um conversor de fala-para-texto são exemplos dessa tecnologia.
As AIs geradoras de áudio para áudio podem ter uma ampla gama de usos, desde ajudar a fazer trilhas sonoras para jogos até fornecer feedback em tempo real e legendas durante conferências.
As possíveis aplicações destas tecnologias são limitadas somente pela imaginação, tornando-as cada vez mais importantes à medida que o mundo se aproxima da adoção da criatividade habilitada por IA.
Entre as ferramentas oferecendo ATA de alguma forma estão: Boomy, Soundraw, AIVA e Soundful.
Como começar a se tornar um Centauro Digital?
A grande notícia é que as ferramentas de IA e as plataformas de formação se tornam cada vez mais acessíveis. Se você é um profissional de marketing, desenvolvimento de produtos, serviço ao cliente ou qualquer outro campo, você pode começar a explorar as possibilidades da IA Generativa com softwares fáceis de usar, tutoriais e até cursos especializados de IA.
As ferramentas generativas de texto para texto são uma ótima forma de mudar o tom de voz num artigo. Estas ferramentas utilizam texto existente e geram novo texto com base no original, permitindo-lhe ajustar rápida e facilmente o tom do seu material escrito.
Neste tutorial, vamos aprender como utilizar uma ferramenta generativa texto-para-texto para alterar o tom de voz num artigo.
Aprenda como se tornar um Centauro Digital em 5 passos rápidos:
- Selecione uma ferramenta Generativa Texto-para-Texto. Existem várias ferramentas disponíveis online e você pode encontrar a ideal para suas necessidades específicas. (ex: copy.ai, peppertype.ai ou jasper.ai)
- Cole o artigo que você deseja mudar no campo de texto da ferramenta.
- Selecione um tom de voz para transformar seu artigo em (por exemplo, calmo, serio, positivo). Metade deste processo é escolher palavras e frases específicas que contribuam para o tom de voz desejado.
- Use as configurações opcionais de linguagem para modificar o estilo e a profundidade do artigo gerado pelas sugestões do editor da IA Generativa (por exemplo, tamanho médio dos parágrafos, comprimento da frase, complexidade das sentenças, etc.)
- Verifique a saída final para garantir que reflita perfeitamente o tom de voz que você selecionou e faça quaisquer alterações necessárias antes da publicação.
A seguir, criamos um exemplo prático. Primeiro escrevemos e concluímos o artigo manualmente e, em seguida, usamos o JasperChat para reescrevê-lo dando voz uma nova voz nossa mascote metaKatty.
Esta reescrita, sem IA, demandaria paciência e dedicação. Seria necessário modificar várias palavras para refletir uma linguagem simples e direta que viesse de encontro ao tom de voz da metaKatty, mas sem perder o senso original.
Enquanto isso, com IA, levou dois minutos e o resultado final foi satisfatório, com um texto curto , conciso e adaptado aos padrões de leitura digitais.
Conclusão
Saudações a todos! Eu sou metaKatty, a mascote digital, e eu acabei de explicar pra vocês a importância da parceria e da co-criação entre os humanos e a inteligência artificial. Então, o que está esperando? Comece hoje a sua viagem como Centauro! Quem sabe até onde esta colaboração nos pode levar?
Original:
Lembre-se também que a parceria + co-criação entre o ser humano e a IA são mais poderosos quando é feito de uma forma mutuamente benéfica. Ao concentrarmo-nos nos pontos fortes de cada um, desde o Business Intelligence até ao Pensamento Criativo, podemos alcançar resultados surpreendentes!
Sobre a metaKosmos
Ajudamos Marcas a se manterem relevantes nessa nova era da internet através da construção de experiências imersivas em ambientes 3D e realidades estendidas (XR) com narrativas engajantes para encantar e superar as expectativas dos seus clientes finais
3D | XR | VR | AR | AI | avatar | metaverso | phygital | NFT | web3
somos uma agência 2.5: ajudamos Marcas a transitarem da web2 para a web3 com mais estratégia e ROI
desenvolvemos soluções tailor-made para sua marca:
CONSULTORIA ESTRATÉGICA
EDUCAÇÃO SOBRE WEB3
DESIGN DE EXPERIÊNCIA 3D
DESIGN DE ESPAÇOS 3D
DESIGN DE AVATARES E MODA 3D
REALIDADE EXTENDIDA (XR): VIRTUAL (VR), AUMENTADA (AR) E MIXTA (MR)
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO COM AI
DESIGN DE ESTRATÉGIA COM NFT
Se quiser marcar uma sessão de consultoria gratuita de 30min no Zoom com nossa equipe para te ajudarmos com sua estratégia e próximos passos na Web3, só CLICAR AQUI e preencher um breve formulário que entraremos em contato.