Metaverso Educativo Família Folhas

A fim de enriquecer a programação de atividades durante o mês do meio ambiente, a Prefeitura de Curitiba decidiu inovar e lançar uma experiência educativa imersiva e lúdica para as crianças da cidade aprenderem sobre sustentabilidade por meio de jogos virtuais no Metaverso da Família Folhas.

Reproduzir vídeo

A Família Folhas foi desenhada pelo Ziraldo na década de 1990 com objetivo de gerar uma conexão educativa entre seus sete personagens e os moradores de Curitiba, principalmente sobre temas relacionados à sustentabilidade, uma das pautas mais importantes para a cidade.

Com o passar dos anos, a Família Folhas foi perdendo visibilidade, e em 2022, o Prefeito Rafael Greca decidiu resgatar a magia desses personagens, unindo outra importante pauta para Curitiba que é a Inovação.

Assim, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura resolve lançar o Metaverso Família Folhas como uma plataforma de comunicação imersiva figital, promovendo experiências físicas com óculos de realidade virtual para escolas públicas e moradores, além do acesso via navegador e celular ao metaverso repleto de vídeos educativos, jogos e quizzes num espaço virtual inspirado nos principais pontos turísticos da cidade.

Entregáveis

Reproduzir vídeo

"A Família Folhas no metaverso promove uma experiência virtual ainda mais imersiva de educação ambiental. Depois de estrelarem campanhas da Prefeitura de Curitiba na televisão, rádios, jornais, nas mais diferentes plataformas digitais e no mobiliário urbano, os simpáticos personagens do clã verde, Seu Folha, Dona Fofô, Fofis, Fifo, Flora, Fefo e Folheco, agora estão inspirando os cidadãos, em especial as crianças, de forma interativa.

Ao ensinar conceitos de reciclagem, conservação da água e energia renovável, busca transformar crianças e adultos em agentes de mudança para um futuro mais sustentável, esse é o objetivo da Família Folhas no Metaverso"

- Cinthia Genguini, Secretária Municipal de Comunicação Social

Parceiros

A ação fez parte de uma série de atividades orquestradas pela Grupo GPAC, agência da Prefeitura de Curitiba.

Impactos da ação

Centenas de crianças puderam vivenciar a experiência nas ativações presenciais e outras milhares puderam acessar online.

Próximos passos

Continuar enriquecendo o metaverso com novos jogos, quizzes e interações, além de customizá-lo para outras datas celebrativas como Dia das Crianças e Natal para torná-lo uma plataforma de comunicação viva.

Na Mídia

Precisa de um parceiro especializado para seu próximo projeto?

Metakosmos Tecnologia Web3 Ltda
CNPJ: 49.138.982/0001-71 | Rio de Janeiro