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Os maiores erros ao lançar uma coleção de NFTs

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A palavra NFT não vai fazer você vender a sua coleção magicamente e isso precisa ser dito.

Olá, Kosmonautas! Vamos embarcar no mundo dos NFTs hoje? Eu, metaKatty, já estou ansiosa para falar um pouco mais sobre o assunto. Vamos nessa? Quais são os maiores erros ao lançar uma coleção de NFTs?

A palavra NFT teve um boom na mídia recentemente e, ainda que o termo seja
complexo de se entender – para aqueles que não estão no mercado há algum tempo
– o termo, os valores altos e a utilidade chamaram muita atenção do público e,
consequentemente, de diversas empresas tradicionais.

Mas o que é NFT?

Imagine que você tem uma coleção de figurinhas muito valiosa, algumas raras e outras comuns. Agora, imagine que essas figurinhas não sejam de papel, mas sim digitais, únicas e impossíveis de serem copiadas. Essa é a ideia por trás dos NFTs!

Os NFTs são objetos digitais únicos e exclusivos, criados com tecnologia blockchain, que garantem sua autenticidade e exclusividade. Eles podem representar qualquer coisa, como uma imagem, um vídeo, uma música ou um tweet. Ao comprar um NFT, você se torna o proprietário exclusivo daquele objeto digital, que pode ter um valor extremamente alto devido à sua raridade. Os NFTs são uma forma inovadora de valorizar objetos digitais, transformando-os em itens colecionáveis.

O Bored Apes Yacht Club

O Bored Ape Yacht Club (BAYC), também conhecido como “Clube dos Macacos Entediados”, é uma coleção de arte digital que conquistou o suporte de celebridades internacionais, como Neymar Jr e Snoop Dogg.

Por meio do uso do registro em bancos de dados públicos das criptomoedas, a tecnologia NFT possibilitou a negociação de objetos digitais singulares, abrangendo esses famosos e bem-humorados primatas.

A coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC) consiste nos ativos digitais exclusivos (NFT) de maior valor no mercado global. Nos últimos 12 meses, os 10.000 itens únicos dessa coleção movimentaram mais de 1,8 bilhão de dólares.

Além do hype...

 

Apesar de uma queda significativa no volume, muitos fundadores se aventuram em
projetos NFT, especialmente agora que a tecnologia para gerar arte é mais popular e
reduziu a barreira de entrada. 

No entanto, o lançamento de um projeto NFT tem seus desafios, e os fundadores desses projetos precisam estar atentos a várias armadilhas em potencial e que são vistas com muita frequência, sobretudo com grandes nomes da indústria tradicional.

Apesar do hype ser algo crescente, o mercado de NFTs tem se mostrado rigoroso com quem não está disposto a entender, de fato, qual é o propósito da web3. 

E é mais crucial do que nunca planejar cuidadosamente as estratégias de entrada no mercado e criar valor real para seus usuários.

"Usuários? Como assim? Não é só vender NFTs?"

É isso mesmo, usuários! E aqui começa a nossa jornada nesse caminho de quebrar todos os paradigmas de um mercado digital pré-web3, já que o público da web3 não é mais um simples comprador. Agora, esse público faz parte e dá valor às comunidades em que participa ativamente. 

Para te apoiar nessa jornada no mundo dos NFTs, veremos os erros mais comuns cometidos por projetos que lançaram coleções e como você pode evitá-los.

Gif escrito "NFT"

Escassez e senso de comunidade andam lado a lado

Na era da big data vivemos lotados de imagens, vídeos, áudios e informações por
todos os cantos. Isto é, nadamos constantemente em um mar de informações,
notícias e conteúdos quando estamos na internet, mas, me conta: não falta um
ingrediente para atribuir valor às coisas?

Bom, espero que você tenha respondido que sim e eu posso te dizer o que é: a
escassez.
 

No mundo da economia existem duas coisas que agregam valor, são elas:
a escassez e a utilidade. E isso diz muito quando falamos sobre ativos
digitais, incluindo os NFTs.

Mas por que?

 

A escassez de NFTs ajuda a entregar um senso de comunidade entre os holders de NFTs, isso porque ela cria um interesse e um valor compartilhados entre os membros.

Como cada NFT é único e não pode ser replicado, a característica não fungível do ativo auxilia na criação de uma sensação de exclusividade e propriedade que pode ser compartilhada e apreciada entre aqueles que os possuem. 

Isso pode fomentar uma sensação de camaradagem gigante entre aqueles que possuem NFTs de determinada coleção, pois eles têm algo escasso, útil e de valor em comum.

Aqui vai uma lista de mais algumas razões pelas quais a escassez e o senso de comunidade andam lado a lado:

 

  • Suporte e validação: fazer parte de uma comunidade fornece às pessoas suporte, amizade, networking, validação e um senso de compreensão. Em outras palavras, ele gera capital social;
  • Interesses compartilhados: fazer parte de uma comunidade permite que as pessoas se conectem com outras que compartilham interesses semelhantes. Um ativo de valor que une pessoas, além de agregar o senso de exclusividade, se torna um radar – “essas pessoas compactuam realmente com esses valores, já que gastaram dinheiro com isso”; 
  • Aprendizado e crescimento: as comunidades podem oferecer oportunidades de aprendizado, crescimento e desenvolvimento pessoal. – Já conhece o curso da Universidade de Nicosia?
  • Acesso a recursos: as comunidades podem fornecer acesso a recursos, informações e redes que as pessoas podem não ter acesso de outra forma; 
  • Senso de propósito: fazer parte de uma comunidade pode dar às pessoas um senso de propósito e significado, pois elas se sentem como se estivessem contribuindo para algo maior do que elas mesmas. E esse é um tópico extremamente importante para coleções de NFTs que possuem um viés social e colaborativo.
Art futurista: humano neon

Um pouco mais sobre a abundância da escassez...

A escassez também pode aumentar o valor dos NFTs, elevando a sensação de realização entre os holders, já que eles possuem juntos um ativo que é não apenas único, mas de alto valor…

(Futuramente podemos falar sobre cuidados que devemos tomar para que o valor da
coleção não se deprecie com o tempo. Mas isso é papo para uma outra viagem nesse
universo!)

E vale lembrar que a web3 é baseada em princípios descentralizados, o que significa
que não há uma única entidade ou organização responsável por controlar ou
gerenciar o ecossistema.
 

Em vez disso, a comunidade é responsável por tomar decisões e garantir o bom funcionamento das coisas. 

A web3 é projetada para ser uma plataforma aberta e colaborativa, e isso inclui decidir sobre mudanças de protocolos, atualizações de rede e outras questões importantes também. Essa é a máxima do ecossistema! Não vale se esquecer disso, combinado?

Não espere que a palavra NFT vá vender magicamente toda sua coleção

A maioria dos usuários não quer mais NFTs para possuir NFTs, e você terá que entregar um produto verdadeiramente significativo e útil para atrair uma comunidade substancial de compradores. 

Além disso, a falta de uma visão de longo prazo resulta na morte de muitos projetos.  Se uma empresa lança uma coleção de NFTs sem uma estratégia de longo prazo, ela pode não ser capaz de mantê-la atualizada e relevante, o que pode levar ao declínio da coleção e perda de interesse da comunidade. 

Isso, fatalmente, acarreta na falta de engajamento e pode levar a uma perda de valor para os detentores de NFTs e ao declínio do ecossistema em torno do projeto.

Meme pílulas difíceis de engolis

E a narrativa importa mais!

Isto é, lançar uma coleção não é como lançar uma coleção de roupas porque o valor não está apenas no objeto em si, mas na comunidade que está por trás desse ativo. 

Além disso, o ecossistema e o mercado são inteiramente novos e guiados por uma filosofia mais independente e não conectada apenas à especulação financeira ou ao marketing de produto. 

Então a narrativa por trás da sua coleção, ou seja, aquilo que une os membros da sua comunidade, é um fator determinante.

Mas por que as comunidades são tão importantes assim?

 

  • As comunidades fornecem um espaço para os criadores mostrarem seu trabalho e se conectarem com possíveis compradores. Os colecionadores também podem se conectar com outros colecionadores para aprender mais sobre o mercado; 
  • Comunidades fomentam a criatividade e inovação: as comunidades reúnem pessoas com perspectivas e habilidades diferentes, o que pode levar a novas ideias e colaborações. Isso pode fomentar a criatividade e inovação no mercado de NFTs; 
  • Elas ajudam a construir confiança e transparência no mercado de NFTs, fornecendo um espaço para discussão e compartilhamento de informações.

 

Quando se trata de lançar um novo produto, é importante entender suas diferenças. Embora o lançamento de um produto digital web2 possa ter semelhanças com o lançamento de uma coleção de NFTs, há algumas diferenças fundamentais que precisam ser levadas em conta.

Uma das maiores diferenças entre produtos digitais web2 e coleções de NFTs é o aspecto de propriedade

Com os produtos digitais web2, a propriedade é geralmente limitada a uma licença para usar o produto. No entanto, com as coleções de NFTs, a propriedade é frequentemente ligada a um ativo digital único que pode ser comprado, vendido e negociado. 

Isso significa que o valor de uma coleção de NFTs pode flutuar, dependendo da demanda do mercado.

É como estar em outro planeta

Muitas empresas tradicionais se apoiam em seus grandes nomes construídos na
web2 para lançarem coleções de NFTs e acabam “quebrando a cara” quando
mergulham nesse novo ecossistema, porque o público e as dinâmicas de venda já não
são mais o mesmo.

Imagine que você chegou em outro planeta com a missão de vender garrafinhas
d’água. Fácil não é? Todo mundo sente sede! Mas, imagine agora, que nesse planeta a água não é um recurso essencial e que ele não é, nem de longe, um recurso escasso.

Seria difícil vender água em um planeta onde a água não é uma necessidade, pois
provavelmente haveria pouca, ou nenhuma, demanda por ela. Se os habitantes do
planeta não precisam de água para sobreviver ou para outros usos essenciais, eles
não teriam necessidade de comprá-la. Além disso, se o planeta é abundante em água
ou tem outras fontes de líquido facilmente disponíveis, a concorrência seria feroz e
seria difícil vender a água a um preço competitivo. 

Isto é, se o seu ambiente não é guiado pela fama dos nomes das grandes marcas, você precisa ir muito além do básico para agregar valor.

As marcas tradicionais pecam ao dependerem apenas de seus nomes

Recentemente, a Porsche, marca alemã, lançou sua coleção de NFTs, porém o lançamento da coleção foi considerado um fracasso. 

Sabemos que a Porsche é mais do que uma referência, já que ela é a fabricante de alguns dos carros mais luxuosos e desejados do mundo. Mas poucos foram os interessados em adquirir os tokens, e os preços despencaram rapidamente na OpenSea. 

Além do alto valor de mint (ou cunhagem, que é quando o NFT é criado e colocado na blockchain), apenas 16% da coleção total foi vendida através do site oficial da Porsche. E o pior: as vendas no mercado secundário também estavam fracas, as artes eram negociadas com valores R$260 reais mais baratos do que no mercado primário.

Marcas web2: Pegar conselhos de construtores da web3 e construir uma estratégia sustentável para a cultura // Trabalhar com consultores web2 do Linkedin e "queimar largada".

Existem algumas razões pelas quais as marcas tradicionais podem não lançar uma
coleção de sucesso: 

  • Falta de compreensão: muitas marcas tradicionais podem não entender totalmente a tecnologia por trás dos NFTs e como eles podem ser usados para criar utilidade real e engajar suas comunidades;
  • Criatividade limitada: as marcas tradicionais deverão abandonar o apelo ao próprio nome e começarem a se esforçar para apresentar ideias criativas e envolventes adaptadas para as possibilidades da web3 para gerar engajamento em torno das coleções;
  • Público limitado: algumas marcas tradicionais podem ter alcance limitado ou um público-alvo específico que pode não se interessar por NFTs;
  • Recursos limitados: o lançamento de uma coleção NFT requer um investimento significativo de tempo, dinheiro, informações e recursos para manter o projeto vivo no longo prazo;
  • Experiência limitada: as marcas tradicionais podem não ter experiência no mundo web3 e podem não ter o conhecimento necessário para criar uma coleção NFT de sucesso, então, é muito sábio ser acompanhadas por especialistas e agências que tenham esse conhecimento estratégico e operacional para pensar em projetos alinhados com o desafio de marca e que possam garantir uma execução com excelência.


Lembrando que esses erros são comuns e não se aplicam a todas as empresas tradicionais que lançam NFTs, mas é sempre importante se atentar a esses pontos. Temos bons cases de sucesso envolvendo empresas tradicionais e da web2, isso varia desde Nike, Adidas, Reddit ou 9GAG.

Erros que você deve evitar ao lançar uma coleção de NFTs

Agora que você entendeu toda a filosofia e importância por trás desse ecossistema,
vale entender quais erros você deve evitar ao lançar sua coleção. Bora lá? 

  1. Não fazer uma pesquisa de mercado adequada: antes de lançar uma coleção de NFTs, é crucial realizar uma pesquisa de mercado para entender as tendências e necessidades do público-alvo. Isso evita desperdício de recursos e aumenta as chances de sucesso do lançamento; 
  2. Não ter uma estratégia de marketing clara: uma estratégia de marketing bem elaborada é fundamental para o sucesso de uma coleção de NFTs. Ela deve incluir ações para alcançar o público-alvo, gerar interesse e aumentar o engajamento. Guarde essa última palavra, engajamento é a chave principal; 
  3. Não fornecer informações suficientes sobre os NFTs: os compradores precisam de informações detalhadas sobre os NFTs para tomar uma decisão. É importante fornecer descrições detalhadas, um roadmap bem elaborado e informações técnicas para ajudar os compradores a entender o real valor dos NFTs; 
  4. Não criar uma comunidade sólida (dando importância à narrativa) e utilidade aos tokens: sem esses dois pontos a coleção pode sofrer com ausência de suporte e exposição de mercado, além disso podem não passar confiança para compradores dentro do ecossistema.

Portanto...

Escolha um bom marketplace para hospedar sua coleção e certifique-se de que ele tem tudo a ver com ela, alguns funcionam mais para artes, outros para PFPs (profile picture ou, em português, foto de perfil) e outros para tokens de utilidade. Existem várias plataformas disponíveis, como OpenSea, Rarible, SuperRare, entre outras. 

Além disso, monitore e gerencie sua comunidade. Isso inclui responder perguntas dos compradores, atualizar informações sobre os itens e acompanhar as vendas. 

E claro, esteja preparado para lidar com as questões legais e fiscais relacionadas à venda de NFTs na sua região. 

Lembre-se de que a venda de NFTs é uma área em constante evolução.

A MetaKosmos pode estar contigo nessa!

Esperamos que esse artigo tenha lhe dado algumas ideias sobre como abordar o lançamento de sua coleção NFT e o que evitar. Mas se você precisar de um apoio para projetar seu lançamento, não hesite em entrar em contato. Ficarei feliz em compartilhar experiências para ajudar da maneira que puder! 

E claro, você sempre pode voltar aqui para checar o artigo e se lembrar de erros que devem ser evitados. Te vejo em breve e desejo sucesso no lançamento.

 

Se quiser marcar uma consultoria gratuita de 30min com nossa equipe para te ajudarmos com sua estratégia e próximos passos na Web3, só CLICAR AQUI e preencher um breve formulário que entraremos em contato.

 

Abraços da metaKatty 🙀

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