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Como recrutar uma equipe web3?

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Formar uma equipe de trabalho pode ser uma das atividades mais difíceis para um gestor, ainda mais uma equipe Web3. Neste texto vamos falar sobre como criar um time para atuar única e diretamente com Web3.

Desde como realizar o recrutamento, as skills necessárias para atuação em Web3e ainda quais as profissões em alta que não podem faltar na sua equipe.

Também vamos explorar as competências necessárias para atuar na liderança e destacar habilidades ímpares para quem vai atuar em empresas e com times Web3.

E aí Kosmonautas, bora desbravar esse tema?! 💪

Skills necessárias em uma equipe 

Pra começar precisamos pontuar algumas coisas que são necessárias para a formação de uma equipe e uma delas é quanto às habilidades, que chamamos no mundo corporativo de skills.

Podemos ter soft e hard skills. As softs são aquelas habilidades e competências sociocomportamentais. Já quando falamos de hard skills são aquelas habilidades técnicas – graduação, cursos, treinamentos e tudo o que a gente estuda para fazer.

Explicando melhor: a habilidade de utilizar uma ferramenta é uma hard skill, enquanto a soft skill, pode ser sobre o seu comportamento ao usar a ferramenta, por exemplo: sua gentileza em ensinar um colega a usar esse recurso.

E muitas dessas skills são necessárias em um time, mas isso não quer dizer que todo mundo tem que ter o mindset parecido, o mesmo jeito de agir. A pluralidade e diversidade é muito positiva. Mas, vamos a algumas dessas habilidades listadas no portal da Fia Business School:

  • Habilidade de liderança;
  • Desenvolvimento da equipe;
  • Motivação;
  • Comunicação;
  • Influência;
  • Capacidade de tomar decisões;
  • Conhecimento político e cultural;
  • Poder de negociação;
  • Estabelecimento de confiança;
  • Gerenciamento de conflitos;
  • Coaching.

Quer entender mais sobre skills, em específico as soft skills? Confira o vídeo da Trybe:

Existem ainda skills específicas que são importantes para quem vai atuar como líder da equipe.

Skills para liderança 

Para liderança efetiva existem várias skills que são importantes, listamos 7 habilidades necessárias para um líder:

  1. Comunicação: A capacidade de se comunicar claramente e de forma eficaz é essencial para liderar pessoas e equipes. Isso inclui a habilidade de escutar ativamente, falar de forma clara e concisa, e se comunicar de maneira eficaz em diferentes contextos.
  2. Empatia: A empatia é a habilidade de entender e se relacionar com os sentimentos, pensamentos e perspectivas de outras pessoas. Isso é fundamental para liderar pessoas, pois permite que você entenda as necessidades e preocupações de sua equipe e as ajude a se sentirem valorizadas e apoiadas.
  3. Visão: Um líder efetivo tem uma visão clara de onde quer chegar e como planeja alcançar a meta. Ele é capaz de transmitir essa visão de forma simples e inspiradora para sua equipe, motivando-os a trabalhar em direção a um objetivo comum.
  4. Resiliência: Os líderes precisam ser capazes de lidar com o stress e as adversidades, e de se manter focados em sua visão e objetivos mesmo quando enfrentam desafios. A resiliência é importante para liderança efetiva, pois permite que você mantenha o equilíbrio em situações difíceis.
  5. Habilidade de delegar: Um líder efetivo sabe quando é necessário delegar responsabilidades e confiar em sua equipe. Isso não apenas alivia sua carga de trabalho, mas também permite que sua equipe cresça e se desenvolva profissionalmente.
  6. Tomada de decisão: Os líderes precisam ser capazes de tomar decisões de forma rápida e eficaz, considerando todas as informações relevantes e avaliando os riscos e benefícios potenciais.
  7. Habilidade de motivar: Um líder efetivo sabe motivar sua equipe a trabalhar em direção a um objetivo comum, ao mesmo tempo em que os incentiva a se desenvolver e a crescer profissionalmente.

Estes são apenas alguns dos muitos skills que são importantes para liderança efetiva. Cada líder tem sua própria combinação única de habilidades e atributos que contribuem para sua capacidade de liderar com sucesso.

Gestão de equipes e projetos

Segundo Julia Martins, da Asana – uma ferramenta de gestão de projetos e equipes, comenta ainda a importância do trabalho em equipe:

“Cada membro da equipe tem algo a contribuir, e a equipe como um todo é mais eficaz que cada membro individualmente. A colaboração faz parte do trabalho em equipe, mas este envolve outras coisas, a fim de assegurar que todos se sintam à vontade e aptos a contribuir.”

Depois do período de isolamento causado pela pandemia de Covid-19 fomos forçados a aprender novas formas de trabalhar. Uma dessas mudanças foi a aplicação da comunicação assíncrona.

“Se quiser ajudar a sua equipe a ser mais produtiva, adotem a comunicação assíncrona. Para usá-la, é necessário desenvolverem o hábito de anotar e expressar bem as próprias ideias, mas vale muito a pena porque lhes permite fazer mais sem ter que agendar uma reunião no calendário.”

Patti Chan – vice-presidente de produtos digitais da Imperfec foods

E essa é uma das grandes características da Web3, com as equipes já atuando com mindset voltado para isso. Mas antes de continuarmos, precisamos fazer uma pausa nesta papo de equipe e explicar algumas coisas.

Para entender mais: O que é Web3

Fonte: Noroeste Valleyhttps://noroestevalley.com.br/web-3-0-a-proxima-fase-da-internet/

Uma das nossas missões aqui na metaKosmos é tornar esse universo cada vez mais fácil e por isso, sempre importante retomarmos alguns temas. Então vamos entender o que é a Web3 e hoje utilizando uma definição do ChatGPT:

A evolução da World Wide Web tem sido constante desde sua criação na década de 1990. A partir da primeira geração da Web, conhecida como Web 1.0, até a terceira geração, ou Web 3.0, a tecnologia tem evoluído em termos de interatividade, funcionalidade e capacidade de compartilhamento de informações.

Web 1.0

A Web 1.0 é conhecida como a “web estática”. Neste período, os usuários podiam apenas visualizar páginas web, mas não eram capazes de interagir ou contribuir com o conteúdo. 

A Web 1.0 era basicamente composta por páginas HTML estáticas, sem interação com o usuário e sem recursos dinâmicos.

Web 2.0

A Web 2.0 é conhecida como a “web social”. Neste período, a tecnologia evoluiu para permitir uma interação mais profunda entre os usuários e o conteúdo da web. 

A Web 2.0 trouxe uma série de novos recursos, incluindo blogs, redes sociais, wikis, podcasts e aplicativos de mensagens instantâneas. 

Além disso, a Web 2.0 permitiu que os usuários colaborassem e compartilhassem informações, transformando a web em uma plataforma mais dinâmica e colaborativa.

Web 3.0

A Web 3.0 é uma nova geração da World Wide Web que está em desenvolvimento e ainda não é amplamente utilizada. É conhecida como a “web inteligente”. 

Esta geração da web está em desenvolvimento e busca aprimorar a interatividade e a capacidade de compartilhamento de informações da Web 2.0, mas com uma abordagem mais centrada em inteligência artificial e blockchain. 

A Web 3.0 busca criar uma web mais inteligente, autônoma e segura, com a capacidade de armazenar e compartilhar informações de forma mais eficiente e segura. Além disso, a Web 3.0 permitirá aos usuários controlarem seus dados pessoais e as interações na web de forma mais efetiva.

Em resumo, a evolução da World Wide Web é uma constante desde a primeira geração, lá das páginas web estáticas e não vai parar na terceira geração. 

Atualmente, com a Web3  vivemos uma web mais inteligente e autônoma, que ainda tem muito para onde expandir e como se tornar ainda melhor, mas que está, ainda, em fase de implantação entre as empresas.

Ainda há muito o que evoluir, até que a Web3 seja uma realidade para todas as empresas

Mas, agora que entendemos o que é a Web3 é interessante começarmos a falar, em termos profissionais, o que ela traz de diferente das suas antecessoras.

Formatando uma equipe Web3

Em cada uma dessas webs tivemos equipes funcionando de uma determinada forma. Na Web1 tudo era centralizado em especialistas – inclusive a comunicação. Existiam poucos canais de comunicação online, com as empresas centralizando serviços e informações. Não era fácil e acessível.

Aqui a equipe também era centralizada, tendo um chefe que determinava o que seria feito, como seria feito e o porquê. E isso não era definido por áreas como vemos hoje, mas uma equipe de marketing e comunicação servia toda a empresa e o seu chefe, era também o chefe da área de assessoria de imprensa, recursos humanos e muitas outras áreas, pois as equipes eram de múltiplos perfis de profissionais especialistas.

Isso se prolongou para a Web2, já com algumas mudanças até mesmo quanto às empresas que centralizam o poder. Se antes tínhamos mais poder em algumas plataformas de informação, provedores de email, na Web2 chegamos na geração das redes sociais, em que a centralização, inclusive, acontece por meio de uma rede social dominante – no caso o Facebook e seus subprodutos e sub empresas.

E como funcionava com a equipe de marketing?

Ótima pergunta! Sempre tivemos duas formas de trabalhar com equipes de comunicação e marketing. E calma, não existem só essas duas, mas são as principais. Ou seja, com modelo interno ou externo. Pra ficar mais fácil de entender, vamos inventar a empresa MegaKat – uma mega house de moda.

Interno

No modelo interno é como se a MegaKat contasse com um time dedicado ao marketing e aí, dentro desse time, contamos com diversos perfis de profissionais, especialistas em diversas áreas da comunicação e do marketing. 

Neste modelo não contamos com agências externas para outros serviços, fazemos tudo aqui, dentro de casa.

Externo

Já quando falamos de um modelo externo é justamente quando a MegaKat se ocupa em fazer o seu melhor, ou seja, cuidar da house de moda, mas para isso conta com empresas parceiras. E é aí que a metaKosmos entra!

Aqui a metaKosmos funciona como a nossa agência, realizando todos os trabalhos referentes ao marketing e comunicação, seja criando o conteúdo de mídias sociais da MegaKat, ou nos assessorando em eventos.

Claro que a metaKosmos tem um super diferencial de ser pioneira no ramo de metaverso e em toda a comunicação voltada para Web3.

Mas acho que é aí que a coisa fica ainda mais interessante. Os modelos externo e interno existem desde sempre, não são uma novidade. 

A inovação e o ponto importante aqui é entender as vantagens e desvantagens de cada um deles, pensando principalmente na era que estamos vivendo, pensando na Web3 e em como se destacar em um mercado que ainda está surgindo.

Anteriormente falei que estamos vivendo uma espécie de Web2.5. Loucura da Metakat? Não! 

Falamos que ainda estamos na Web2.5, pois ainda não conseguimos ter total descentralização da nossa comunicação, ainda usamos as mesmas plataformas que nas webs 1 e 2, mas já temos mais noção de onde queremos chegar e familiaridade com a Web3, com a aparição até de algumas redes que pregam a descentralização. 

Aí outro ponto importante é pensarmos nas funções que a Web3 requer e aí contamos com a ajuda do ChatGPT para listar essas profissões do futuro que estão se desenvolvendo em paralelo ao crescimento da web3 e são totalmente conectadas a essa nova geração da web.

Profissões Web3 no marketing

Em resumo, a Web3 está gerando novas oportunidades para profissionais que desejam trabalhar com tecnologias avançadas, como blockchain e AI (inteligência artificial), e que buscam desenvolver soluções mais seguras e eficientes na web.

  • Analista de criptomoedas: Este profissional é responsável por avaliar as criptomoedas e outros ativos digitais que estão sendo utilizados na Web3.
  • Chief Metaverse Officer – (CMO): O papel de Chief Metaverse Officer (CMO) é uma posição relativamente nova na indústria de tecnologia que surgiu à medida que o conceito de metaverso ganha popularidade. O CMO é responsável por supervisionar o desenvolvimento e a implementação da estratégia de metaverso de uma empresa. Interessou?  A função requer criatividade, estratégia e colaboração, além de habilidades como liderança e comunicação serem essenciais.
  • Community Builder: Um “construtor de comunidade” é alguém que trabalha para criar e fortalecer uma comunidade online em torno de uma marca, produto ou serviço. Esse profissional é essencial para construir e manter uma comunidade ativa e engajada, sendo fundamental para o sucesso de longo prazo de uma  coleção NFT por exemplo, e para a construção de relacionamentos duradouros com os membros da comunidade.
  • Community Manager: É um profissional que trabalha na gestão de comunidades online, sendo responsável por criar, desenvolver e gerenciar a presença online de uma marca, empresa ou organização em diversas plataformas de mídia social e fóruns online.
  • Desenvolvedor de aplicativos Web3: Este profissional é responsável por criar aplicativos que funcionem na Web3, utilizando tecnologias como blockchain e inteligência artificial para garantir a segurança e a eficiência dessas aplicações.
  • Designer D (ou Designer 3D): é um profissional que trabalha com a criação e desenvolvimento de modelos tridimensionais para diversas finalidades, como jogos, animação, publicidade, design de produto e arquitetura.
  • Engenheiro de blockchain: Este profissional é responsável por desenvolver e manter as redes blockchain que estão sendo utilizadas para a construção da Web3.
  • Especialista em privacidade de dados: Este profissional é responsável por garantir a privacidade e a segurança dos dados dos usuários na Web3, trabalhando com tecnologias como criptografia e armazenamento descentralizado de dados.
  • Estrategista de NFT: Um estrategista de NFT (Token Não Fungível) é um profissional que trabalha com a criação e implementação de estratégias relacionadas aos NFTs. É ele que ajudará a empresa a entender e aproveitar as oportunidades oferecidas pelos NFTs, criando e implementando estratégias eficazes para utilizar essa tecnologia de forma eficiente.
  • Game Designer – É um profissional responsável pelo design de jogos eletrônicos. Algumas das habilidades essenciais que um game designer deve ter incluem criatividade, pensamento crítico, habilidades de resolução de problemas, conhecimento de tecnologia e software de design, habilidades de comunicação e trabalho em equipe. 
  • Gerente de projetos Web3: Este profissional é responsável por gerenciar projetos relacionados à Web3, trabalhando com equipes de desenvolvimento, marketing e outras áreas para garantir o sucesso dessas iniciativas.

Vagas na Web3

Mas vocês devem estar se perguntando, onde posso encontrar vagas e profissionais de Web3? Tenho algumas dicas na pata:

LinkedIn: O LinkedIn é uma ótima plataforma para encontrar profissionais em diversas áreas, incluindo o Web3. Você pode procurar por palavras-chave relacionadas a Web3 e filtrar os resultados por localização, experiência e outros critérios. Também pode cadastrar alertas pra essas vagas e seguir hashtags relevantes.

Fóruns e grupos de discussão online: existem vários fóruns e grupos de discussão online dedicados ao Web3, onde você pode encontrar profissionais e discutir tópicos relacionados. Alguns exemplos incluem o subreddit r/web3 e o Discord da Web3 Foundation.

Recentemente a Ethereum Brasil – uma das referências que temos referente a Web3 por aqui, também abriu um tópico no Discord para divulgação de vagas e tem várias entidades e instituições que também têm essa iniciativa.

Redes sociais: outras redes sociais, como o Instagram e principalmente o Twitter, também podem ser úteis para encontrar profissionais de Web3. Você pode procurar por hashtags relacionadas, seguir pessoas influentes na área e se conectar com outros profissionais. Uma dica também é participar de Spaces no Twitter de pessoas influentes na Web3, aí dá pra descobrir ainda mais pessoas e aumentar seu networking.

Eventos e conferências: eventos e conferências relacionados a Web3 são ótimos lugares para conhecer outros profissionais e fazer contatos. Você pode procurar por eventos online ou presenciais na sua região ou participar de conferências virtuais. Algumas conferências populares incluem a Web3 Summit, Blockchain Rio Festival, Ethereum SP e mesmo o Ethereum Rio, que vai rolar no final desse mês.

As dicas funcionam não apenas para quem está procurando uma oportunidade de emprego na Web3, mas também para empresas que estejam em busca de profissionais da área. E aqui cabe uma outra dica: valorize profissionais iniciantes ou entusiasta e invista em seu desenvolvimento. Pode ser um ótimo diferencial para sua empresa.

Desafios para atuar na Web3

Atuar num ramo tããão novo é no mínimo desafiador e fiquei pensando quais seriam esses desafios e como posso ajudar vocês a superarem isso mais de forma mais tranquila.

Uma das melhores dicas que tenho é a mais simples possível: faça conexões em suas redes sociais com outros profissionais da área. Nessa área somos super a favor de conexões, mesmo sem conhecermos as pessoas, pois entendemos a importância de aumentar nosso networking.

Outra super dica é: vá aos eventos, mesmo que sem ter ingresso, sem ter dinheiro. A Brina do Cryptalks contou no podcast do André Franco sobre como ingressou na Web3 e olha, foi uma saga! 

Sabrina foi na cara e na coragem para a porta do Ethereum Rio 22, sem ingresso, sem grana e sem conhecer ninguém e contou apenas com a sua coragem e o pouco que entendia de inglês para se conectar. Mas com certeza valeu a pena! Quer saber mais dessa história? Confira no vídeo abaixo.

E podemos ainda incluir um tópico inteeeiro dedicado às novas profissões Web3 no marketing. Aliás, vamos fazer isso?

Bjs da sua metaKatty! 🐈‍⬛

Sobre a metaKosmos

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